Extensão das Aulas

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Disciplina: Filosofia - 3º ANO     Profº: Leandro
ATIVIDADE Nº 01 
Orientaçõs: Responda as questões abaixo e envie por e-mail ao professor. OBS:. Só irá valer pontuação, se enviado pelo seu e-mail.

CONCEITO DE ÉTICA
1. Embora sejam usadas muitas vezes como sinônimos, que significados específicos possuem as palavras moral e ética?
2. Na sua opinião, quais as grandes questões que a ética procura responder no mundo de hoje? Comente:
3. Sintetize:
a) Em que são semelhantes as normas morais e as normas jurídicas?
b) O que as distingue?
c) A que campo de estudo pertence cada uma?

MORAL E LIBERDADE
4. Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os seguintes conceitos: consciência moral, juízo, escolha, liberdade.
5. Só faz sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se essa ação foi praticada em liberdade. Comente essa afirmação e dê exemplos.
6. Discorra sobre a virtude e o vício. Analise-os, compare-os e dê exemplos para cada um baseados em seu cotidiano.

TRANSFORMAÇÃO DA MORAL
7. Como se expressa no âmbito da moral, a relação dialética entre o indivíduo e a sociedade? Quando ocorrem transformações nas normas morais?
8. Com base nas distinções feitas nos capítulos estudados, analise e compare as seguintes escolhas morais:
a) a ação correta coma a ação incorreta;
b) a ação incorreta coma a que expressa conflito ético;
c) o niilismo ético com o permissivismo ético.


REFLEXÃO: VÍCIO OU CONFLITO ÉTICO
  • Hoje, novas práticas, como as de engenharia genética, ou antigas proibições, como o aborto, têm gerado muitas discussões éticas. O que se observa, é que na maioria das vezes em que surge uma nova proposta de conduta, aqueles que se opõem a ela a veem como um "mal vício ou corrupção". No entanto, passada a crise do "conflito ético" , tal proposta pode tornar-se moralmente aceita pela sociedade. Argumente a temática em questão:


ATIVIDADE ESTRUTURADA

ATIVIDADE Nº 02 
Disciplina: Matemática - 3º ANO     Profº: Afrânio Soares
Orientaçõs: Resolva o exercício abaixo e envie por e-mail ao professor. OBS:. Só irá valer pontuação, se enviado pelo seu e-mail.
 
      1.Qual deve ser o valor de p para que o número complexo 
      z =(2p – 7) + 3i, seja imaginário puro?


2. Dado o número complexo z = (3x – 1) + (x² – 3x)i , calcule o valor de x de modo que se tenha um número real:

33 Calcule o valor de x e y de modo que:
a) 3x + 5yi = 12 – 10i
b) (x² +1) + (3y‐5)i = 5 + i
c) (x + y) + (3‐ y)i = 9 + 7i 
d) (x‐y) + (x + y)i = 6

4. Determine o valor de x e y, de modo que (x + yi).(3 – i) = 20

5. Calcule m de modo que o complexo
z = (m² – 9) + (m + 3)i seja imaginário puro:

6. O produto (5 + 7i) (3 - 2i) vale:

a)1+11i
b)1+31i
c)29+11i
d)29-11i
e)29 + 31i

7. Calcule as seguintes somas:
a) (2 + 5i) + (3 + 4i)
b) i + (2 - 5i)
8. Calcule as diferenças:
a) (2 + 5i) - (3 + 4i)
b) (1 + i) - (1 - i)

9. Calcule os seguintes produtos:
a) (2 + 3i) (3 - 2i)
b) (1 + 3i) (1 + i) 

10. Sendo a = -4 + 3i , b = 5 - 6i e c = 4- 3i , qual o valor de ac + b?

Curiosidades matemáticas:

11. O próximo número dessa sequência lógica é:
1000, 990, 970, 940, 900, 850,...
a) 800
b) 790
c) 780
d) 770
12. Observando a sequência  (1, 2, 6, 12, 20 ) o próximo número será:
a)1/2
b)1/30
c) 1/36
d) 1/40
13. Para juntar dinheiro, Marcelo colocava o dobro de dinheiro que tinha colocado no dia anterior embaixo do colchão. No primeiro dia colocou R$ 50,00. Quanto conseguiu juntar em 8 dias?
a) R$ 12750,00
b) R$ 400,00
c) R$ 6400,00
d) R$ 1200,00

14. Um colégio de 2°grau tem alunos de 1, 2 e 3 séries. Na 2 série, há 200 alunos; na 3; 160 alunos e a 1º tem 40% dos alunos do colégio.
Sobre o número de alunos da 1 série pode-se afirmar que:
a) é múltiplo de 15 e de 8.
b) é múltiplo de 15 e não de 8.
c) não é múltiplo de 15, nem de 8.
d) não é múltiplo de 15 mas é múltiplo de 8.

 
ATIVIDADE Nº 01
Disciplina: Matemática - 3º ANO     Profº: Afrânio Soares

Orientaçõs: Resolva o exercício abaixo e entregue ao professor em folha ofício. Só irá valer pontuação, mediante aos cálculos.


1.Calcule a distância entre os pontos A(1;2) e B(4:5)


2.Determinar a natureza do triângulo ABC com relação aos seus lados, sendo A(1;3), B(4;3) e C(4;-2).


3.Assinale a alternativa correta:

a) O valor absoluto da abcissa de um ponto indica a distância do ponto ao eixo das abcissas.

b) A distância do ponto (2;-3) ao eixo y é -3 e ao eixo x é 2.

c) Sabendo que o ponto (a;b) pertence ao II quadrante , podemos concluir que a<0 e b<0.

d) sabendo que a>0 e b<0, podemos concluir que o ponto (-b;a) pertence ao I quadrante.


4.O triângulo de vértices (5;6) ; (1;2) E (-3;0) é:

a) equilátero b) isósceles c) retângulo escaleno d) n.d.a


5.Considerando-se os pontos A(0;4) ,B(0;0) e C(2;0) um triângulo retângulo, a área desse triângulo ABC é:

a) 8 unidades b) 4 unidades c) 5 unidades d) 10 unidades


6. Calcule o perímetro do triângulo ABC, sendo A (1,1), B (2,3) e C (5,-1):


7. Seja os segmentos AB, cujo ponto médio M tem coordenadas XM= 3 e YM= -2. Sendo A (1,0), encontre as coordenadas de B:


8. Calcule em cada caso as coordenadas do ponto médio do segmento com extremidades nos pontos:

a) A (4,-1) e B (-2,3) b) C (-3, 3) e D (3, -3)


9. Sabendo-se que o ponto A pertence ao eixo das abscissas e a mesma reta que os pontos B (6,-2) e C (-4,3), determine a abscissa XA.


10. Observe a figura, associe V ou F a cada uma das seguintes afirmações: y


a. ( ) O ponto A tem abscissa 3 5 A                                                     

b. ( )O ponto A tem abscissa 5 3

c. ( ) O ponto A tem coordenadas (5,2) 2 B

.d.( ) O ponto B tem coordenadas (5,2) -4 2 3 4 5